Os rapazes brigam / Bom-Mau / Dizer SIM, dizer NÃO

Cópia de Cópia de img048 - Cópia

Os rapazes brigam e as meninas andam de mãos dadas.

Será verdade?

Anterior: Eu, da cabeça aos pés!

Paulina é amiga da Mimi e da Niki. No recreio, andam quase sempre as três de braço dado. Paulina é um pouco mais amiga da Regina. Às vezes andam as duas de mão dada. Para Paulina, é uma sensação agradável.

O Rómulo é amigo do Justino. Fica contente quando o vê pela manhã descer a rua a correr.

— Olá, Justino! — grita-lhe e dá-lhe um encontrão.

— Olá, Romão grandão — berra Justino e dá-lhe um soco nas costas. Às vezes começam imediatamente à bulha e rebolam-se pelo chão.

Jeremias é o melhor amigo de Paulo. Quando o Paulo vê o Jeremias, dá-lhe uma palmada nas costas. Por acaso, o Jeremias não gosta nada disso. Preferia dar-lhe um aperto de mão, mas acaba por lhe dar um soco no braço.

Bom – Mau!
O que é que está certo?

Cópia (4) de img050Lutar na brincadeira pode ser bom:

Quando Rómulo e Justino andam à bulha um com o outro, na brincadeira, sem se agredirem e sentem-se bem. Sentem que são amigos a sério.

Cópia (2) de img049Brigar é mau:

Quando Maurício bate em Estela, magoa-a. Estela não gosta.
Luís, Ludgero, Estêvão, Jeremias e Uli não gostam de andar à bulha. Jaime até fica cheio de medo, desde que numa dessas brigas partiu o braço. Deixou de poder tocar violino durante meses!

Cópia (3) de img050Mimos podem ser bons:

Para Estêvão, não há nada melhor do que receber mimos do pai. Ele cheira sempre tão bem. Sente-se bem sentado com o pai no sofá.

Cópia (5) de img050Mimos podem ser desagradáveis:

Quando a tia Olga vem visitá-los, a Niki desaparece. A tia aperta-a com tanta força, que ela mal consegue respirar. Dá-lhe sempre um beijo todo lambuzado e Niki fica com o baton vermelho colado na cara. Brr!

Dizer sim, dizer não — nada fácil!

• Não sou obrigado a andar à bulha!

• Se não quero que me abracem, tenho o direito de dizer NÃO!

• Não sou obrigado a deixar que me beijem quando não quero!

• Posso deixar abraçar-me pela mãe mesmo que os outros se riam!

• Quando estou no quarto de banho e a mãe quer entrar, posso dizer NÃO!

• Posso querer ficar sozinho no meu quarto.

• Posso ter um segredo entre mim e a minha melhor amiga e não tenho de o contar, mesmo que todos me perguntem. Posso dizer NÃO!

• Quando a tia Bia quer dar-me um beijo, posso dizer SIM. Gosto imenso da tia Bia e ela cheira sempre muito bem. Quando o tio Leo me vê beijar a tia, também quer um beijo. Eu não gosto de beijar o tio. Ri-se muito alto e tem uma barba que pica. Posso dizer NÃO ao tio Leo. Mesmo que o tio não compreenda porque é que a tia recebe um beijo e ele não.

Segue:

 

Dagnar Geisler
Das bin ich von Kopf bis Fuß
Bindlach, Loewe Verlag, 2005
(excertos traduzidos e adaptados)

