• Início
  • Histórias
  • Sugestões de leitura
  • Comentários
  • Actividades baseadas em imagens
  • Textos de reflexão

Histórias em Português

Um blog onde os Contadores d'Estórias colocam histórias de que gostam e que querem partilhar. Sirva-se e dê-lhes vida! Quer também recebê-las por email? Procura histórias sobre um algum tema ou para um fim específico? Escreva-nos! estorias.em.portugues(at)gmail.com Os nossos objectivos são meramente pedagógicos, sem qualquer interesse financeiro.

Feeds:
Posts
Comentários

Dizer NÃO! por vezes é muito difícil!

06 por contadores.destorias

Anterior:

  • Eu, da cabeça aos pés!
  • Os rapazes brigam / Bom-Mau / Dizer SIM, dizer NÃO
  • SIM ou NÃO? – Como é que me sinto?
  • Cópia de img047

     

    Dizer NÃO! por vezes é muito difícil!

    Devemos dizer NÃO! quando alguma coisa não nos faz sentir bem. Parece muito fácil!

    À Laura, a prima da Serafina, aconteceu uma coisa que lhe fez deixar de perceber o Sim e o Não.

    Certa vez, o tio Lino tina ido visitá-los. É o irmão da mãe de Laura.

    Laura estava contente. O tio Lino mostrou-lhe como navegar na Internet. Mostrou-lhe onde encontrar os melhores jogos e como descarregar da net as músicas preferidas dela. Estavam sentados ao computador muito perto um do outro. Laura estava com uma sensação agradável na barriga. O tio Lino pôs um braço em volta de Laura e começou a fazer-lhe festas.

    Deslizou uma mão por debaixo da camisola. A sensação agradável, de repente, deixou de ser agradável. Laura começou a sentir-se incomodada. Só lhe apetecia dizer: “Pára imediatamente de fazer isso!” Mas pareceu-lhe estranho dizer uma coisa daquelas porque o tio Lino é mesmo muito simpático.

    Laura ficou hirta. Só esperava que o tio se apercebesse que devia parar. Mas ele continuou. Acariciou as pernas de Laura e meteu as mãos no fecho das calças. Laura sentiu muito bem que não queria que o tio lhe fizesse aquilo.

    Mas, de certa maneira, tinha deixado passar a oportunidade de dizer NÃO! A voz do tio ficou muito rouca e olhou para ela de uma forma esquisita. Muito diferente do costume.

    Depois deu-lhe um beijo na orelha e disse-lhe que não podia contar a ninguém como o tio gostava dela. E que de certeza que a mãe se ia sentir muito infeliz ao ouvir aquilo e ia deixar de gostar de Laura.

    — É o nosso grande segredo! — dissera o tio Lino.

    A partir daí, Laura tentou não voltar a encontrar o tio.

    — Mas o que se passa com a minha princesinha? — perguntou. — Então já não gostas do teu tio?

    Ele tentava sempre ficar sozinho com Laura para a acariciar.

    Laura tinha a sensação de que guardar aquele segredo era como carregar com uma nuvem escura e pesada.

    A certa altura, não aguentou mais e contou a história toda a Serafina. Por sorte, Serafina sabia que há segredos que não devem ser guardados. Foram então as duas juntas ter com a mãe de Laura e contaram-lhe tudo. A mãe de Laura ficou muito zangada com o irmão, mas continuou a gostar tanto de Laura como dantes. Foi com ela a um ponto de aconselhamento, onde falaram com uma senhora que ajudou Laura a perceber que, naquela história com o tio Lino, ela não tinha culpa de nada. Mesmo que não tenha conseguido dizer “Não!” e “Pára imediatamente!”, como na verdade queria.

     

    IMPORTANTE!

    Tens sempre o direito de dizer NÃO! Mas, se não conseguiste, não te sintas culpada.

    Ninguém é obrigado a guardar um mau segredo. Quem te pede para guardar um segredo desses, não tem boas intenções.

    Os maus segredos são difíceis de guardar para qualquer pessoa. Especialmente para uma criança. Conta o que te preocupa a alguém em quem confies. Se não tens coragem para contar a alguém próximo de ti, podes telefonar para uma linha de apoio.

     

    Segue:

    Direitos iguais para rapazes e raparigas

    Dagnar Geisler
    Das bin ich von Kopf bis Fuß
    Bindlach, Loewe Verlag, 2005
    (excertos traduzidos e adaptados)

    Publicado em afectos, amizade, comportamentos, crianças, educação, escola, família, medos infantis, pedagogia, psicologia, relacionamento, sexualidade, violência | Sem comentários ainda

    • Aproxima-se o Natal

      • Começando a pensar no Natal
    • Páginas

      • ͼ Actividades baseadas em imagens
      • ͼ Histórias com sugestão de actividades
      • ͼ Histórias por ordem alfabética
      • ͼ Sugestões de leitura
      • ͼ Textos de reflexão
    • Reflectir com crianças e adolescentes

      • Histórias para ler e pensar
      • Pensamentos para crianças
      • Valores Humanos
    • Sites / Blogues

      • - Histórias para os mais pequeninos
      • Contadores de Histórias
      • Cristais Poéticos
      • Diálogo de Culturas
      • Gerações em Diálogo
      • Palavras Vivas
      • Um pensamento para cada dia
    • Últimas postagens

      • A folha do limoeiro – Memórias – Mónica Baldaque
      • Uma mulher rebelde – Ayaan Hirsi Ali
      • Pequenos assassinos – Matt Whylman
      • Pegadas na Areia – Margeret Fishback Powers
      • Um Amigo Invulgar – L. S. Mathews
      • Saïd, o rapaz do lampião – Andrée Chedid
      • De aluna a professora – Ant. Torrado
      • Minha rica lã – Ant. Torrado
      • Filhos do Coração – A adopção explicada a pais e filhos
      • Madassa
    • Categorias

    • Entradas Mais Lidas

      • Textos de reflexão
      • Meninos de todas as cores - Luísa Ducla Soares
      • A menina dos fósforos
      • A importância de brincar em idade pré-escolar
      • Histórias
      • Actividades baseadas em imagens
      • Bom Natal, Pai Natal - J. J. Letria
      • Sugestões de leitura
    • Título e data das postagens

      Junho 2009
      D S T Q Q S S
      « Mai   Jul »
       123456
      78910111213
      14151617181920
      21222324252627
      282930  

    Blog em WordPress.com.

    Tema: Mistylook por Sadish.